segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alongamento previne lesões?

Hello, pessoas!
Hoje escolhi um tema um pouco polêmico entre a área da desportiva: alongamento previne lesões?
Antes de começar a escrever, só queria dizer que essa é uma opinião pessoal, e já participei de algumas discussões sobre isso :)

Existem dois tipos de alongamento: Estático e Dinâmico (balístico).
Estático: É quando o músculo alonga até um ponto tolerável e sustenta a posição por um período de tempo.
Dinâmico (balístico): Envolve movimentos pendulares, saltos, movimentos insistidos e rítmicos. É o tipo de alongamento mais contraditório que existe, porque pode causa irritabilidade e lesão. Alguns acrescentam peso a esses alongamentos, o que leva à lesão de uma forma bem mais rápida.

Então, o que seria mais indicado antes de fazer exercício?

Bom, já participei de algumas palestras e mesas-redondas sobre esse assunto, e a opinião é unânime: aquecimento! Meu próprio ortopedista (profissional conceituado aqui em Belém) falou que o alongamento é apenas uma forma de "esticar" o músculo, fazer com que as fibras fiquem mais longas. O artigo que abaixo coloco o link fala explicitamente sobre isso, onde o estudo mostra que o alongamento diminuiu a força muscular dos que o praticavam.  Link: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/667/1/a07v15n3.pdf

Quer uma dica? AQUECE!

Dúvidas? Sugestões? Envie para lidice.fisio@yahoo.com.br

Fiquem com Deus =)



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Olá,  pessoal! Tudo certo com vcs?
O texto de hoje é sobre um procedimento pelo qual eu me submeti semana passada: infiltração!

Mas, Lídice, o que é isso?  Então, a infiltração é quando o ortopedista injeta uma determinada medicação (geralmente corticóide) no local em que o paciente sente dor, a fim de aliv
iá-la. Ela é indicada para ser realizada no joelho (que foi o meu caso) por diversas razões: lesão de menisco, de cartilagem, sinovite, artrite, artrose, entre outras. O ortopedista deve sempre conversar com o paciente sobre os prós e contras desse procedimento antes de realizá-lo, e este pode ser realizado no próprio consultório.

Mas, Lídice, dói? Eu vou ser MUITO sincera... na hora que ele começou a aplicar, doeu, e o médico solicita que você fique em repouso no dia após a aplicação. Siga essa dica ;)

Lídice, e os benefícios? Acredito que o principal benefício é o total alívio da dor, que é o que eu tenho sentido! Mas é claro que além disso o reforço muscular é imprescindível! Faça isso SEMPRE acompanhada de um ortopedista e um fisioterapeuta também!

Abaixo coloquei o link de um vídeo pra vocês de como é realizado o procedimento! 



Dúvidas? Sugestões? Envie para lidice.fisio@yahoo.com.br

Fiquem com Deus! =)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Escolise: aquela dorzinha chata na costa!

Bom dia, pessoal!
Como vocês estão? Espero que minhas dicas estejam sendo úteis de alguma forma para vocês!

Hoje vamos falar sobre um problema que atinge mais de 60% da população mundial: a escoliose!

A escoliose envolve uma modificação estrutural das vértebras e costelas com rotação vertebral no plano transverso, desvio lateral no plano frontal e lordose no plano sagital, o que esteticamente gera transtornos, principalmente em crianças e adolescentes por seu caráter evolutivo.


Tipos de escoliose: A escoliose pode ser congênita (vem desde o nascimento, resultado de má formação da coluna por algum motivo na vida intra-uterina), neuromuscular (geralmente em pessoas que tem desordem neural ou muscular, como crianças com espinha bífida, distrofia muscular ou paralisia), idiopática (ocorre sem causa desconhecida, pois não se sabe o porquê dela surgir) e degenerativa (Osteoporose, degeneração discal, uma fratura de compressão vertebral, ou uma combinação destes problemas podem contribuir para o desenvolvimento de escoliose adulta. Isto pode resultar do colapso ósseo traumático).

Como tratar? Bom, a primeira indicação que dou é: procure um ortopedista! Essa é a melhor forma de você começar a se cuidar, pois lá ele identificará suas dores, onde a escoliose está localizada, pedirá os exames corretos (DICA: O RAIO-X É UM EXCELENTE EXAME PARA IDENTIFICAR A ESCOLIOSE, POR SER UMA PATOLOGIA ÓSSEA!) e te indicará para a fisioterapia! Geralmente, o RPG é o meio mais eficaz de tratar, porém o Pilates também é uma excelente técnica, pois alonga o que tá encurtado e diminui as dores musculares através de vários exercícios.

Dúvidas? Sugestões? Envie para lidice.fisio@yahoo.com.br

Fiquem com Deus!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Quadríceps: pra que serve?

Boa tarde, pessoal!
Ontem, durante uma das minhas aulas de Pilates, uma aluna que músculos trabalhavam naquele exercício, e depois de citá-los, ela me questionou: mas que músculo é esse que todo mundo fala, o quadríceps?

Na verdade, são quatro músculos em um: Reto da coxa, Vasto Medial, Vasto Intermédio e Vasto Lateral (vide foto).
A sua ação é a extensão de joelho e flexão de quadril, além de rodar a perna pra dentro e pra fora.
Ele é um dos músculos mais volumosos da região da coxa, e tem um papel importante no movimento do joelho e toda perna, bem como todos os movimentos: correr, andar, nadar, pular, etc...

O exercício que executamos foi justamente esse que está na foto ao lado: agachamento com auxílio da bola suíça.

É um excelente exercício, mas muito cuidado com o seu joelho! A angulação que você chegar não pode ser prejudicial a ele, por isso não invente de executar esse exercício sem orientação!

A melhor forma de você se exercitar é sob a orientação de um profissional da área, seja fisioterapeuta ou educador físico!

Dúvidas? Sugestões? Envie para lidice.fisio@yahoo.com.br

Fiquem com Deus! =)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Plataforma (milagrosa) Vibratória

Olá, pessoal!

Perdão a ausência, mas os dias estavam um pouco corridos no trabalho...
Como falei, o próximo post seria sobre plataforma vibratória, que é a sensação em alguns lugares!

Como funciona? Para entender o funcionamento do aparelho, é preciso lembrar um pouco de física. Na caixa da plataforma há motores, que quando acionados, provocam uma vibração que faz a plataforma subir e descer, jogando de um lado pro outro, pra frente e pra trás, tudo isso numa velocidade entre 30 e 50 vezes por segundo! Essa vibração em todas as direções exige que você faça um esforço para manter o corpo em equilíbrio.
O que acontece no corpo? A vibração que a placa emite gera um aumento da carga gravitacional, então você tem a impressão de que a gravidade aumenta, mas, na verdade, a aceleração da plataforma soma-se à da gravidade e, com isso, os músculos são mais recrutados, usando mais fibras em resposta ao estímulo. Além disso, acelera o metabolismo e a circulação sanguínea; algumas alunas reclamam que ficam com o corpo "coçando", "vermelho", mas é normal! Rs...
Tem resultado? Um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica, realizou uma comparação de ganho muscular em um grupo de mulheres de 20 a 24 anos, sendo que metade treinou em plataforma vibratória e a outra metade só com musculação convencional. Os resultados mostraram que as que usaram a plataforma ganharam 16,6% no aumento da força nas pernas em 12 semanas de treino - diante de 14,4% das que seguiram o treino tradicional.

Quer provar? Quer experimentar? Na clínica UniqueSpa nós temos esse aparelho! Agende uma aula experimental com pessoal de lá!

Dicas? Sugestões? Mande e-mail para lidicecssilva@gmail.com

Fiquem com Deus!