quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Da série: pilates para emagrecer! - Último Post

Olá, queridos! Mais uma vez, adorei a grande quantidade de pessoas que visitaram meu blog! Continuem por aqui! Nem sempre terei tempo pra postar TODOS os dias, mas farei um esforço ;) Hoje é o último post da série "pilates pra emagrecer", e o tema de hoje é: "treinamento combinado".

Mesmo que o Pilates seja um método maravilhoso, ele não se encaixa como ginástica cardiovascular, e se você quer perder peso de verdade, o ideal é acrescentar algumas atividades cardiovasculares. O interessante seria, por semana, duas horas e meia de Pilates + duas horas e meia de atividades aeróbicas. Parece muito, mas você pode distribuir ao longo do dia. Essas atividades são chamadas assim porque usa o oxigênio como fonte de energia para gerar movimento e fortalecer o coração, pulmões e o sistema circulatório. Então além de perder peso, a atividade te ajuda a fortalecer tudo o que citei anteriormente, diminuindo o risco de doença e pressão alta quanto aos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de liberar endorfinas para reduzir o stress.

Aí que entra o Pilates :)

Aqui na clínica que eu trabalho temos um pacote com 3 sessões de 1h, sendo 10 minutos de plataforma vibratória (o próximo post será sobre ela!) e 50 de Pilates. Confesso que de início não acreditava muito nisso, mas vendo o resultado que meus alunos têm tido, tô impressionada! Alguns fazem Pilates seg/qua/sex e ter/qui academia. O resultado é EXCELENTE! 


Dicas? Sugestões? Mande e-mail para lidicecssilva@gmail.com

Fiquem com Deus! =)



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O problema da obesidade



Da série: pilates para emagrecer!


Olá, queridos! Em primeiro lugar, fiquei feliz com tantas visitas... 150 de ontem pra hoje! Que legal! Sinal de que é algo realmente construtivo! Continuem dando suas dicas e sugestões, serão sempre bem vindas!

O tema de hoje é: o problema da obesidade!

O excesso de peso aumenta muito o risco de desenvolvermos doenças cardíacas, osteoartrite, diabetes, dentre outras patologias que agridem seriamente o ser humano.
Ontem, ouvindo "A Voz do Brasil" (programa de rádio), falou-se que a OMS (1) levantou uma estatística em nosso país que indicou que mais de 50% da nossa população está acima do peso! Cruel, né? Isso se dá por "n" fatores, mas o principal é a má alimentação e falta de exercício.

É claro que, como profissional da saúde, me preocupo com isso, então meu primeiro pensamento é: vamos corrigir isso? O trabalho multidisciplinar é essencial nesse momento! Nutricionistas, Endocrinologistas e Esteticistas, junto com os Fisioterapeutas, são extremamente importantes para chegarmos a um excelente resultado!

Aí que entre o Pilates :)

Se você está muito acima do peso, a situação é crítica. Muitos alegam que a própria saúde não é suficientemente boa para que possam praticar esportes ou atividades físicas, mas tem vários exercícios que te ajudam a melhorar condicionamento físico E perder peso.
À medida que você adquire confiança em sua capacidade de movimentar-se, aos poucos você consegue aumentar os níveis gerais de atividade.
Comece devagar! Lembre-se que qualquer atividade extra é lucro! Ande um pouco mais, vá comprar pão na esquina andando, desça escadas ao invés de usar o elevador (caso o andar seja próximo), faça pilates!

Exames médicos são imprescindíveis, e se combinados com uma reeducação alimentar, vai ser só sucesso!

Dicas? Sugestões? Mande e-mail para lidicecssilva@gmail.com

Fiquem com Deus! =)

1- Organização Mundial de Saúde.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Olha a postura!

Da série: Pilates para emagrecer! 

Olá, pessoas lindas! Resolvi ocupar um pouco do meu tempo vago para escrever pra vocês um pouco sobre o Pilates, que é o que tá “bombando” ultimamente no mundo todo! Cada vez mais cresce o número de adeptos à prática desse exercício, e muitos o procuram porque querem definir e ficar mais bonitos, mas sem ter aquela hipertrofia que a academia dá. Tirarei suas dúvidas sobre o que vocês quiserem saber! É só deixarem seu recadinho que deixarei a resposta pra vcs inbox! :) 

Bom, hoje vamos começar uma série de posts sobre “Pilates para emagrecer”.
Mas antes que vocês me perguntem, vou adiantar: não, o objetivo principal do pilates não é o emagrecimento! Mas como muitas pessoas tem buscado esse objetivo também, a instrutora de pilates Lynne Robinson, autora do livro “Pilates para perder peso”, nos dá dicas e instruções para chegarmos a esse objetivo. Vamos lá!  

Dica de hoje: a postura perfeita! A partir do momento em que você busca praticar o Pilates, você se tornará (e se sentirá) uma nova pessoa! Neste momento, pare e pense em como você está. Será que a forma como você está sentado/deitado/esparramado-pela-cama lendo esse texto é a melhor posição para o seu corpo? Com certeza, depois que você leu isso já se ajustou onde estava, né? Rs... Normal... Todo mundo é assim! Rs... 

Todos nós sabemos como sentar, mas na correria do dia, acabamos relaxando e esquecemos-nos de como devemos nos portar. É uma pena, porque não existe forma mais rápida de emagrecer do que corrigindo a postura! Se a gente se olhar no espelho só com a roupa de baixo, vai notar que um abdômen relaxado e um ombro “virado pra frente” deixa a gente com uma barriguinha um pouco mais saliente, sem contar a cintura que some por causa das costelas abaixadas em direção ao quadril. Mas quando a gente se olha no espelho corrigindo a postura, a visão fica mais bonita, né? 

Alongue a coluna! Erga os ombros! Contraia o abdômen! Inspire! Notou a diferença? A questão é que para muitos é difícil manter essa postura ereta... Mas por que? Simples: Nossos músculos posturais profundos estão fracos, causando assim uma péssima postura! E na tentativa de ficar com o corpo alinhado, acabamos cansando com mais facilidade. 

Aí que entra o Pilates :) 

O Pilates entra com essa força interna a partir de fora, dando capacidade de permanecer ereto o tempo todo! Ele pode desenvolver uma elegância natural a você. Postura e movimentos andam sempre juntos, pois é quase impossível ficarmos parados. Achamos que estamos imóveis, mas na verdade, nosso organismo tem trabalhado para nos sustentar! Nossa postura cotidiana e nossa forma de se portar são afetadas por vários fatores: genética, meio ambiente, cotidiano, histórico pessoal e familiar, dentre outras coisas. Nos outros posts comentaremos sobre a melhor forma de postura e de que forma o Pilates fortalecerá você!  

Dica do dia: Coloca um post-it no seu local de trabalho e/ou na sua casa/carro/que-seja escrito assim: “cadê a postura?”. 

Quer mais dicas? Entra em contato! Meu e-mail é lidicecssilva@gmail.com 

Fiquem com Deus! =)